Gerenciamento de Projetos

Com mais de 19 anos de experiência em gestão,oferecemos, neste segmento, 3 serviços primordiais às empresas que lidam com projetos:

- Definição do Escopo e previsão do uso e alocação dos recursos

- Montagem do Plano do Projeto

- Gestão do Plano do Projeto

DEFINIÇÃO DO ESCOPO E ALOCAÇÃO DE RECURSOS

A definição do escopo e sua organização em Pacotes de trabalho / Produtos  / Deliverables, é o primeiro grande passo e esforço para se ter um bom e realístico Plano do Projeto.

O grande produto desse trabalho será a EAP - Estrutura Analítica do Projeto. Esta será a responsável por outros grandes produtos do planejamento.

alt

Com a EAP criada, temos condições de definir os recursos adequados para as entregas do projeto, o que nos permite desenhar o Cronograma e orçar os Custos (etapas da Montagem do Plano do Projeto).

Previsão de Alocação de RH x Tempo

MONTAGEM DO PLANO DO PROJETO

Uma das tarefas que mais exige experiência e elevada competência do GP, é a criação do Plano do Projeto. Não se pode querer aplicar os atuais 47 processos contidos na 5ª Edição do PMBoK, até porque não encontraremos eco e nem maturidade nessa estratégia.

Nesse sentido, e de acordo com as especificações e necessidades do Projeto ou Programa, nossos profissionais entregam todo o Plano pronto para ser seguido, executado e gerenciado pelo responsável do mesmo. Garantimos que o mesmo irá conter todos os passos, marcos de entrega e pontos de atenção que, se seguidos pelo Gerente e apoiado pelas ferramentas / técnicas de gerenciamento, trarão sucesso ao processo de gestão.

Nesse pacote, constarão diversos planos de gerenciamento, tais como: Escopo, Prazo, Custos, Comunicações, Riscos, RH, Stakeholders, etc. Esse pacote, por sua característica, é o Plano de Gertenciamento Integrado.

Cronograma: Gantt do Projeto

Plano de Comunicação

Plano de Gerenciamento de Riscos e issues

GESTÃO DO PLANO DO PROJETO / PROGRAMA / PORTFOLIO

Sem dúvida, este é um dos serviços mais utilizados por nossos clientes, pois garante aos processos de gestão, eficácia, repositório e distribuição da informação, visibilidade e acompanhamento em tempo real do Status do Projeto / Programa. Abaixo algumas ferramentas que suportam este serviço, todas presentes em Sistema de gestão WEB, o qual é disponibilizado ao cliente, até o encerramento do mesmo.

Painel de Controle: Situação Geral do Portfolio de Projetos

Estatísticas Gráficas Consolidadas

Diversos Gráficos que mostram a situação das atividades de um dado projeto ou de um dado Programa. Abaixo, seguem dois exemplos: o primeiro é uma análise por situação (Status) e, o segundo um gráfico de tendência, muito utilizado para prever atrasos no cronograma ou "estouros" nos custos.

alt

Os Gráficos de Tendência  relacionam as variações de Custo e Prazo, com os valores planejados do Baseline. O mesmo exibe a tendência de ambas as variáveis, permitindo ao gerente atuar de forma a recuperar o tempo e minimizar o aumento descontrolado dos custos.

VANTAGENS

Diretas

- Aplicação das Boas Práticas de Ger. de Projetos;

- Custo dos serviços isento de encargos e impostos;

- Custo associado ao projeto e não ao Contratante;

- Uso de Sistemas de ponta sem investimento em equipamentos e aplicações (*);

- Acompanhamento da situação em tempo real, otimizando tempo para a geração de reports: Operacionais - Gerenciais - Executivos (*)

- Uso de sistema de mensageria automática do projeto, com avisos e alertas (*);

- Repositório de documentos do Projeto (*);

- Registro de toda documentação do projeto, inclusive de Lições Aprendidas (*); e

- Passo a passo para a execução do Plano do Projeto.

Indiretas

- Aumento da maturidade em Ger. de Projetos;

- Capacitação dos RH numa gestão projetizada;

- Assimilação de técnicas e ferramentas voltadas à gestão;

- Vivência na operação de um PMO de Suporte e controle de projetos;

- Formação de talentos e identificação de líderes; e

- Melhor uso dos recursos e diminuição das perdas.

O Diferencial do Serviço

alt

Permitir que todos os interessados, principalmente o cliente, possa acompanhar e receber Reports sobre a situação do projeto em tempo real. Esse tipo de abordagem favorece a cumplicidade e o envolvimento com as ações e atividades, aumentando as chances de sucesso do projeto, não só quanto ao prazo e custos, mas quanto ao escopo do produto esperado.

GERENTES ONLINE  - Um produto em parceria Genesis Assessoria e Xpert Consulting

CLUBEGP - COMERCIAL