altEste livro é uma continuação da atividade do autor de compartilhar com os profissionais e usuários em geral sua experiência e seus estudos em segurança da informação.

Todo o conjunto de orientações escritas neste livro está alinhado com a Norma ABNT NBR ISO/IEC 27002, a Norma ABNT NBR ISO/IEC 27001, a Norma ABNT NBR 15999-1, o COBIT (Common Objecives for Information and Related Technology) e o ITIL – Best Practice for Security Management.

As Normas, o COBIT e o ITIL, cada um sob a sua perspectiva, dizem o que deve ser feito mas não indicam como fazer. Neste livro através dos diversos artigos descrevo em uma abordagem prática como fazer ou como planejar ou como direcionar as ações de segurança da informação.

Os assuntos aqui tratados são os mais importantes para os profissionais que têm a responsabilidade de desenvolver, implementar e manter a gestão do processo de segurança da informação na organização.

Este livro pode ser utilizado como um complemento de conhecimento pelos profissionais de segurança, gestores de segurança, auditores, gestores de tecnologia da informação, desenvolvedores de sistemas, executivos de negócio, profissionais de controle, pessoal de recursos humanos, consultores e usuários que desejem entender mais sobre o processo de segurança da informação através de uma visão prática. Para cursos, seminários e disciplinas de segurança da informação ele pode ser usado como texto básico ou de apoio.

Edison Fontes

é profissional de segurança e proteção da informação na organização e dedica-se a este assunto desde 1989. Atua como gestor, consultor e professor. Possui Mestrado em Tecnologia pelo Centro Paula Souza do Governo do Estado de São Paulo, Especialização pelo Mestrado de Ciência da Computação da UFPE, Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela FIA-USP e Bacharelado em informática pela UFPE. É professor de Pós-Graduação nos cursos de Gestão e Governança da Tecnologia da Informação, Gestão da Segurança e da Computação Forense nas Faculdades FIAP, FIA-USP e Mackenzie. Possui certificações internacionais CISA, CISM E CRISC emitidas pela ISACA – Information System Audit and Control Association / USA.