Arquitetura de NuvensA computação de nuvem oferece inúmeros benefícios, incluindo elasticidade, pagamento pelo uso efetivo dos recursos, infraestrutura de autosserviço e automação baseada em APIs. Ela permite que as organizações tenham DATACENTERS automatizados e paguem somente por aquilo que utilizam. A plataforma utilizada para o desenho da arquitetura é a Amazon Web Services (AWS), que é abordada em detalhes e de forma estruturada. A própria Amazon utiliza a arquitetura AWS para operar um dos maiores varejos online do mundo.

Empresas como Shell, Samsung, NASA, The New York Times, Grupo Pão de Açúcar, Gol Linhas Aéreas e SulAmérica Seguros já desfrutam dos benefícios da computação de nuvem e estabeleceram novas arquiteturas orientadas pela demanda. O livro traz uma abordagem sobre a construção de um DATACENTER utilizando a ARQUITETURA DE NUVEM e a estratégia adotada foi estruturá-lo em três grandes partes: Aspectos Básicos, com conceitos, infraestrutura, precificação, identidade e acesso; Serviços de Infraestrutura, sobre os serviços de computação, armazenamento, rede, banco de dados e gerenciamento; e Aspectos Avançados, cobrindo desenho da arquitetura, governança, segurança e continuidade.

Autor

Manoel Veras é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (unicamp) e doutorado em Administração com ênfase em Tecnologia da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor e consultor vinculado à UFRN. Certificado pela Microsoft (MCSE+I), Cisco (CCDP), Dell (Master DCSE), PMI (PMP), COBIT Foundation e ITIL Foundation.Autor dos livros “Datacenter – Componente Central da Infraestrutura de TI”, “Virtualização –Componente Central do Datacenter” e “Cloud Computing – Nova Arquitetura de TI”, todos publicados pela Brasport.