altEste livro deixa claro a importância do PMO como um integrador de pessoas, processos e negócios que acaba por influenciar diretamente a maturidade em gerenciamento de projetos da organização e, consequentemente, a performance de seus projetos. Revisitando o que há de mais recente na literatura científica, esta obra inova ao compilar artigos inéditos, com base na experiência consultiva e acadêmica de seus autores.

Através de uma abordagem que privilegia a prática, são introduzidos conceitos sobre a constituição de PMOs, sua ligação com a estratégia da empresa e a governança corporativa, gerência de portfólio, suas funções, principais stakeholders envolvidos, gerência de conhecimento e tantos outros tópicos, na busca de compreender quais os aspectos que determinam o sucesso desta entidade dinâmica e ao mesmo tempo de tanto destaque nas organizações contemporâneas.

Indispensável para gerentes de projeto, gerentes de escritórios de projeto, gestores buscando o desenvolvimento da maturidade de suas organizações, professores, pesquisadores e estudantes da área de gerenciamento de projetos.

///

Escrito por autores de renome no mercado de gerência de projetos, incluindo professores, consultores e/ou profissionais que já exerceram ou exercem o papel de gerentes de PMOs em empresas nacionais ou multinacionais, que compartilham seu conhecimento e sua experiência a respeito do tema. São eles (em ordem alfabética):

Aloysio Vianna Jr.

Tânia Belmiro

Walther Krause

///

Tema com presença garantida em quase todos os simpósios e congressos a respeito de gerência de projetos, os chamados Escritórios de Projetos ou PMOs (Project Management Offices) vêm seduzindo cada vez mais não só o meio acadêmico, mas fundamentalmente o contexto organizacional. Na medida em que sua implantação ganha força no mercado, novos formatos e novas funções vão sendo agregadas nesta entidade em constante desenvolvimento.

“PMO – Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática” é um livro que busca justamente contribuir para o melhor entendimento desta entidade que promove uma espécie de “projetização” da organização. Muito mais do que uma simples coletânea de textos, este livro compila os mais diversos

aspectos de um Escritório de Projetos através de 25 artigos inéditos e complementares sobre como o PMO pode ser integrado, otimizado e melhor ajustado para promoção de mudanças significativas na organização.

As empresas entendem, cada vez mais, que o sucesso de sua estratégia, e consequentemente do seu negócio como um todo, está relacionado a como percebem, planejam e controlam seus projetos. Por esta razão, a estruturação de PMOs é uma realidade que não passa despercebida, sendo reconhecida como fator crítico de sucesso e mola-mestra para aumento da maturidade em gerência de projetos, no que tange aos seus profissionais, processos, metodologias e ferramentas.