As empresas fabricantes de cimento no Brasil, conscientes de suas demandas devido à competitividade, e atrelado à necessidade de otimizar suas plantas industriais, vêm aplicando seus recursos financeiros em investimentos de expansão e modernização, de acordo com a parceria de seus acionistas.

Autor:Marcelo Brunetti, MBA Engenheiro Civil

Diante deste cenário, utilizou-se a sistemática de gerenciamento de projeto denominada Earned Value como ferramenta de trabalho consorciada ao software Primavera (Gerenciamento de Projetos) e planilhas eletrônicas comuns para o controle da implantação desses projetos num cenário de uma planta industrial. E para o problema em potencial acima citado, foi adotando como estudo de caso, um projeto de investimento, de uma empresa brasileira que fabrica cimento, a qual cedeu suas informações, na base de sigilo industrial de algumas de suas ações e, principalmente de seu nome, para obter os resultados no controle das ações que se deram frente à dinâmica real da produção, neste caso, significativos para uma sensível melhoria em relação ao cenário atual da empresa em questão. E por concluir, os resultados apresentados são quantificáveis a partir da adoção de um modelo de gerenciamento de projetos aplicado, que impõe um controle mais efetivo de custo e prazo, otimizando, com isso, os recursos financeiros da empresa em questão através de um melhor controle dos projetos de investimentos.

{pdf}https://www.clubegp.com.br/images/arquivos/artigos/artigo_earned_value.pdf|height:800|width:100%|app:google{/pdf}