ClubeGPNeste artigo o autor apresenta uma nova configuração para o Ciclo PDCA no contexto de gerenciamento de projetos realizando uma abordagem simples e didática das etapas que o compõem. O objetivo é desenvolver uma percepção mais clara dos benefícios e contribuições que a aplicação dos conceitos contidos no Ciclo PDCA pode trazer aos processos de planejamento e controle dos projetos como um todo. Além disso, possibilita-se a identificação de pontos para melhoria e de interfaces entre os stakeholders relevantes do projeto. Finalmente, o entendimento do funcionamento do modelo mostrado, demonstra como o uso de informações precisas e oportunas, oriundas do planejamento e do controle, podem atuar como suporte ao processo de tomada de decisões na implementação de empreendimentos.

(Palavras-chave: ciclo, gerenciamento, projeto, planejamento, controle)

Autor: Jânio Plácido de Araújo Sousa, MBA, PMP

{pdf}https://www.clubegp.com.br/images/arquivos/artigos/artigo_ciclo_PDCA.pdf|height:800|width:100%|app:google{/pdf}