ClubeGPMétodo de gerenciamento de incertezas em projetos usando cadeia de eventos.
O método de gerenciamento de incertezas em projetos usando cadeia de eventos é uma nova metodologia para cronograma de projetos. Esta técnica é um passo adiante dos métodos CPM (Critical Path Method) e CCPM (Critical Chain Project Management). O método ECM (Event Chain Method) é uma técnica de modelagem de incertezas e de analise de rede do cronograma cujo foco é a identificação e gerência de eventos e cadeia de eventos que afetam o cronograma do projeto. A metodologia ECM ajuda a mitigar os impactos negativos de tendências psicológicas e preconceitos que podem distorcer as estimativas.

O método de gerenciamento de incertezas usando cadeia de eventos inclui os seguintes passos:

1 - Identificação de eventos que possam ocorrer durante o curso de uma atividade, determinando suas probabilidades e impactos;

2 - Identificação de cadeias de eventos;

3 - Analise quantitativa para determinar os efeitos dos eventos e das cadeias de eventos no cronograma do projeto.

A analise quantitativa pode ser realizada usando simulações de Monte Carlo. Os eventos e cadeias de eventos podem ser identificadas usando dados históricos e com base na análise do desempenho atual do projeto.
Os diagramas de cadeia de eventos podem ser usados para visualizar os eventos e cadeias de eventos. A identificação de eventos ou cadeia de eventos críticos pode ser feita usando-se análise de sensibilidade.

Objetivos da Metodologia da Cadeia de Eventos:

1. Mitigar o efeito das tendências motivacionais e cognitivas sobre as estimativas de tempo e de custo. Em muitos casos, os gerentes de projeto, intencionalmente ou não, criam cronogramas que são impossíveis de implementar.

2. Simplificar o processo de definição de riscos e incertezas em cronogramas de projetos, melhorando particularmente a habilidade de realizar verificações reais e de visualizar múltiplos eventos.

3. executar análises quantitativas mais exatas tomando em consideração fatores como o relacionamento entre diferentes eventos e os momentos reais dos eventos

{pdf}https://www.clubegp.com.br/images/arquivos/artigos/cadeia_de_ eventos.pdf|height:800|width:100%|app:google{/pdf}