artigo capm1.1 O que é a Certificação CAPM ?

A Credencial CAPM® - Certified Associate in Project Management, criada especificamente para membros de equipes de projeto, tem como objetivo melhorar o sucesso total do projeto e assegurar o conhecimento em gerência de projeto. Para se obter a Credencial CAPM, é necessário estudo nos “guidelines” específicos desenvolvidos para medir objetivo e experiência, a instrução e o conhecimento profissional e passar no exame de Certificação que avalia seu conhecimento no "Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerência de Projetos(PMBOK® Guide)."

The Certified Associate in Project Management (CAPM®) Credential Designed specifically for project team members, the CAPM credential is aimed at improving overall project success by helping to ensure project management knowledge. To become a CAPM credential holder, you must meet specific guidelines designed to objectively measure experience, education and professional knowledge. You must pass an examination that assesses your knowledge of A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide).

Autor:Carlos Augusto Vieira de Freitas, CAPM, ITIL
CAPM®, PMP® e PgMP® são marcas registradas do Project Management Institute,Inc2007

1.2 Como faço para obter a Certificação CAPM ?

Para conseguir a Carta de autorização do PMI para realização do exame de Certificação CAPM®, o aspirante deverá fornecer informações ao PMI para elegebilidade, através do “online application” no link https://www.pmi.org/CareerDevelopment/Pages/Obtaining-Credential.aspx

Segue abaixo os passos necessário para se obter a Credencial CAPM:

1º Baixar o arquivo “CAPM Credential Handbook.pdf” , para leitura e concordância
no site https://www.pmi.org/CareerDevelopment/Pages/Obtaining-Credential.aspx      ;

2º Preencher o “application online” ou baixar os arquivos do “application form”(neste caso as informações deverão ser enviadas pelo correio):

• Requisitos para elegibilidade:

1º Requisito:
- Diploma de 2º Grau ou Superior.
2º Requisito:
- 1500 horas(comprovadas) de trabalho em Projetos;
ou
- Mínimo de 23 horas de treinamento(compravadas), em instituição autorizada, em Gerência de Projetos

3º Submeter ao PMI as informações solicitadas para o PMI;

4º Após aprovação e autorização, realizar o pagamento do exame. A taxa do exame é US$225.00(para membros do PMI) e US$300.00.(não-membros do PMI);

5º Após o passo 4, agendar o exame através da “Prometrics”, no site www.prometric.com/pmi

1.3 Algumas dicas/informações sobre o exame de Certicação CAPM .

- A exame possui 3 horas de duração, com 150 questões de múltipla-escolha. Destas 150 questões, 15 são questões que não alteram o resultado do candidato(errando ou acertando) e, estão em avaliação pelo PMI para banco de questões futuros.

- A prova avalia o conhecimento do Candidato no PMBOK, código de ética e conduta e responsabilidade profissional.

- Pratique bastante simulados e exercícios sobre o PMBOK;

- Entenda e conheça os 44 processos sugeridos pelo Guia. Não é necessário decorar as entradas, ferramentas e técnicas e saídas. Basta entender o conceito dos processos que as outras informações serão assimiladas naturalmente.

- Após aprovação no exame, o Candidato receberá o certicado em até 08 semanas após o mesmo.

1.4 Manutenção da Credencial.

- O certificado CAPM® terá validade de 05 anos. Dentro deste período, o profissional poderá buscar o crescimento, através da Certificação PMP® ou no final do mesmo, realizar um novo exame CAPM®, ser aprovado e renovar o Certificado por mais 05 anos.

1.5 Outras informações.

- O Guia “CAPM Handbook” detalha todas as informações sobre o processo de Certificação CAPM®;

- O Certificado possui reconhecimento internacional e é ideal para os profissionais que desejam atuar e iniciar na área de Gerência de Projetos, membros de equipes de projetos e, para os futuros PMP’s;

- A certificação atesta o conhecimento profissional em Gerência de Projetos(Guia PMBOK®) e possibilita o desenvolvimento e crescimento profissional.

IMPORTANTE:

Todos os aspirantes às credenciais e profissionais credenciados pelo PMI, a saber: CAPM®, PMP® e PgMP® devem concordar e zelar pelo Código de Ética e Conduta profissional !!!!

Sobre o autor:

Carlos Augusto V. Freitas é certificado CAPM® (Certified Associate in Project Management) pelo Project Management Institute – USA e ITIL Foundations; Formado em Gerência de Redes e Tecnologia de Sistemas pela Universidade Veiga de Almeida; Possui extensão universitária em Redes de Telecomunicações e Gestão de Projetos de Software(PUC – Rio) e, extensão em Gerência de Projetos com CMMI e Modelagem de Processos de Negócios(Uni-Rio), trabalhou durante 7 anos na Xerox do Brasil, implementando Projetos de soluções em clientes como: Coca-Cola, CERJ, Ampla, Vale do Rio Doce, InfoGlobo, PUC, Prefeitura de Caxias e Golden Cross . Atualmente trabalha na Golden Cross há 5 anos no Departamento de Qualidade de TI com projetos de Tecnologia da Informação e é membro-voluntário da Diretoria de Desenvolvimento Profissional do PMI – Chapter Rio de Janeiro.

O mesmo encontra-se à disposição para ajudar e fornecer informações sobre a credencial CAPM®.