PMIUma Convivência Harmoniosa e necessária

O objetivo deste artigo é apresentar definições esclarecedoras sobre PMO com um rápido histórico da Evolução do PMO e Modelos. O Nível de relação PMO e OPM3, trazendo também modelos de OPM3.O tema Project Management Office (PMO) ainda suscita muita discussão e dúvidas, principalmente quando, efetivamente, somos colocados à frente de projetos para sua implantação

Autor: João Gabriel Diniz
PMI#417.132
PMIRIO – Brasil

Não faz muito tempo era comum escutar, em rodas de discussão em torno das boas práticas de gerenciamento de projetos, profissionais distribuírem cartões de visita intitulando-se Fulano de Tal, PMO, quase em concorrência com o tão almejado símbolo de "PMP" depois do nome.

Tudo bem, pois como todo início de boas práticas, guias, regras, métodos, etc, existem confusões e má interpretação de conceitos. Em termos de uso e discussão do tema, poderia, por mim, afirmar que o biênio 2005-2006 foi o grande marco de construção de conceitos, experiências e competências na área de PMO.

Situação semelhante está acontecendo com OPM3, ainda incipiente e em fase de disseminação nos ambientes corporativos, principal objeto deste modelo de desenvolvimento da maturidade em gerenciamento de projetos. O que procura-se consolidar nesse artigo, no entanto, é que os dois conceitos estão interligados, seja consciente ou inconscientemente, e, por assim ser, não devem ser dissociados ou tratados separadamente.

{pdf}https://www.clubegp.com.br/images/arquivos/artigos/Art_PMO-OPM3.pdf|height:800|width:100%|app:google{/pdf}