Luiz Belmonte Desde que o mundo é mundo, já se falava em empreendedorismo, na época do homem das cavernas, quando este conseguiu produzir o fogo a partir do graveto em contato com a pedra. Acredita-se que o homem, como principal canal de evolução da espécie humana é capaz de proliferar a raça e fazer com que toda a cultura seja disseminada no tempo, através do que hoje denominados "Gestão do Conhecimento".
Com tantas facetas e dificuldades que hoje vivemos na educação no Brasil, com várias pessoas à margem da dita "Sociedade da Informação e do Conhecimento", e do analfabetismo tecnológico, faz-se necessário que cada vez mais possamos criar formas para viabilizar a questão da "Oportunidade Social e Digital".

Como forma de se criar diferencial competitivos frente a este mercado cada vez mais acirrado, onde as empresas têm a todo instante que rever seus processos, sistemas e estruturas organizacionais para conseguirem se manter "viva" no mundo empresarial, precisa-se trabalhar em paralelo na busca de novos talentos, aprimorando-os para que efetivamente se desenvolva novas competências e habilidades que irão fazer a diferença dentro e fora das organizações.Pensando por este ângulo, a idéia deste tema é apresentar aos jovens estudantes envolvidos diretamente ou não em atividades empresariais, a potencial oportunidade que podem ter em mãos e que pode fazer a diferença no futuro. A característica empreendedora presente no tema, é mostrar que para se criar diferencial é preciso arriscar, ter visão de futuro, saber negociar, ter flexibilidade nas ações, não ter medo de tentar e errar, mas acima de tudo desenvolver a capacidade de empreender, a qual está presente em cada uma de nós. Como foco desta ação empreendedora e para fomentar a gestão deste processo, poder-se-á mostrar para os futuros empreendedores, as diversas linhas de atuação que podem vir a atuar, tais como: Incubadora de Empresas, Consultoria Empresarial, Carreira Profissional e Empresária.
Para que tudo isto seja viável, precisamos ter noções sobre gestão de projetos, e suas anuências, assim bem como uma visão holística e sistêmica da administração moderna.

Luiz Claudio Belmonte.

Empresário diretor da Belmonte Consulting,  com 22 anos de experiência na área de TI, inglês fluente, espanhol básico, MBA Internacional em TI ,pós-graduação em Gerenciamento de Projetos,Professor Universitário. Experiência em indústria, comércio, saúde, financeiro, varejo em Controle, Planejamento, e Acompanhamento de Projetos, como foco em resultados. Sólida experiência em gestão de processo e projetos na área de O&M e  T.I, Elaboração de Planejamento Estratégico e PDI.