Get Adobe Flash player

Negociação em Gerenciamento dos projetosDe acordo com pesquisas realizadas, a comunicação em projetos tem sido apontada como a principal fonte de grande parte dos problemas de gestão nos projetos e pelo não alcance dos seus objetivos. Além da comunicação, o processo de negociação constitui-se numa das maiores habilidades que um gerente de projetos deve possuir para desempenhar com eficiência sua função. O artigo a seguir, aborda o papel da comunicação e da negociação em projetos internacionais, justamente quando estas duas habilidades interpessoais podem fazer a grande diferença

Autor:  Jânio Plácido, MBA, PMP

Artur Clemente

Nas palestras que o ClubeGP ministra ou participa, sempre sou procurado com a seguinte pergunta: Qual o melhor caminho para ser um gerente de projetos?

Bem, essa é uma pergunta que precisa ser respondida inicialmente com um frase que virou chavão de mercado.

 – O mercado é um campo de batalha onde somente os mais qualificados terão o êxito sonhado. 

 

Autor: Artur Clemente

Diretor do ClubeGP

 

artigo capm1.1 O que é a Certificação CAPM ?

A Credencial CAPM® - Certified Associate in Project Management, criada especificamente para membros de equipes de projeto, tem como objetivo melhorar o sucesso total do projeto e assegurar o conhecimento em gerência de projeto. Para se obter a Credencial CAPM, é necessário estudo nos “guidelines” específicos desenvolvidos para medir objetivo e experiência, a instrução e o conhecimento profissional e passar no exame de Certificação que avalia seu conhecimento no "Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerência de Projetos(PMBOK® Guide)."

 

Dia após dia é considerável o número de profissionais que decidem se aventurar pelo mundo do gerenciamento de projetos (GP). Desprovidos das informações adequadas tomam iniciativas e orientam a si mesmos sem perceberem o elevado risco em aplicar inapropriadamente seus recursos financeiros. O que pode parecer bobagem também pode ser o diferencial determinante entre o sucesso e o fracasso. 
 

As empresas fabricantes de cimento no Brasil, conscientes de suas demandas devido à competitividade, e atrelado à necessidade de otimizar suas plantas industriais, vêm aplicando seus recursos financeiros em investimentos de expansão e modernização, de acordo com a parceria de seus acionistas.

 

artigo

INTRODUÇÃO

Assisti a uma palestra de um grande e renomado especialista em gerenciamento de projetos, na qual, chegado o momento do gerenciamento da qualidade, após brilhantes exposições sobre as demais práticas do gerenciamento de projetos, declarou ter pouco a falar a respeito, exceto que é fundamental que sejam definidas as métricas e realizadas auditorias da qualidade.

Autor: Eng.  Antonio Jorge Gordilho 

PMIManutenção da Certificação PMP.
E agora ? Como manter a minha certificação ?

 
A idéia deste documento é possibilitar, ao profissional que possui a certifificação PMP – Project Management Professional – do PMI – Project Management Institute, uma visão geral do processo de manutenção da sua certificação.Você que é um profissional certificado PMP já sabe que é preciso reportar, pelo menos, 60 PDUs – Professional Development Units – para manter a sua certificação para os próximos 3 anos (ciclo) através do programa CCR – Continuing Certification Requirements estabelecido pelo PMI.

Joyce Gomes Silveira de Morais, PMP

Ela resolveu comentar sobre um assunto polêmico pelo menos aqui no Brasil: VALOR AGREGADO.
A questão que fica em minha mente é:
 “Por que as pessoas tem tanto medo de falar em Valor Agregado, se é uma prática tão simples?”
“Por que no Brasil querem separar tanto o cronograma físico e financeiro?”

Autor:Joyce Gomes da Silveira, PMP

SCRUMCada vez mais as empresas procuram desenvolver projetos que levem a uma maior vantagem competitiva ao seu negócio integrando inovação tecnológica, orçamentos reduzidos e ciclos de entrega agressivos.

Otávio Albuquerque Ritter dos Santos - Gerente de Projetos de TI
 

ClubeGPNeste artigo o autor apresenta uma nova configuração para o Ciclo PDCA no contexto de gerenciamento de projetos realizando uma abordagem simples e didática das etapas que o compõem. O objetivo é desenvolver uma percepção mais clara dos benefícios e contribuições que a aplicação dos conceitos contidos no Ciclo PDCA pode trazer aos processos de planejamento e controle dos projetos como um todo. Além disso, possibilita-se a identificação de pontos para melhoria e de interfaces entre os stakeholders relevantes do projeto. Finalmente, o entendimento do funcionamento do modelo mostrado, demonstra como o uso de informações precisas e oportunas, oriundas do planejamento e do controle, podem atuar como suporte ao processo de tomada de decisões na implementação de empreendimentos.

(Palavras-chave: ciclo, gerenciamento, projeto, planejamento, controle)

 Autor: Jânio Plácido de Araújo Sousa, MBA, PMP

artigoIntrodução ao Gerenciamento de Projetos
Quando planejar é preciso ...

 Embora pareça não ser importante para o desenvolvimento de um projeto, conhecer e ter sob domínio os conceitos sobre Gerenciamento de Projetos é fundamental. Este documento procura mostrar a importância de se planejar antes de executar um projeto. Conceitos Gerenciamento de Projetos podem, e devem, ser utilizados em qualquer área profissional e não somente em IT (Information Technology).

Autor:Paulo Espindola, PMP, MBA, ITIL

O caminho trilhado para se alcançar um estágio reconhecido como “de maturidade” , em qualquer setor, é demorado, não linear, imprevisível , e geralmente imperceptível ao longo da trajetória. Chega-se lá, felizmente, ainda que com perda de vista da própria trajetória percorrida. Entretanto, ao se chegar ao novo estágio, ou ao se estar tão próximo dele que se consegue percebê-lo e sentir sua falta, traz compreensão e amplo entendimento do que se passa, o olhar para o caminho percorrido.

artigo4Resumo – Apesar de todos os avanços obtidos na área de Gerenciamento de Projetos nos últimos anos, os fracassos continuam acontecendo.

Um “benchmarking” feito pelo PMI-RIO com cerca de 60 grandes Empresas atuando no Brasil colocou como causa primeira do fracasso de projetos os chamados “problemas de comunicação” (1). Embora este seja um conceito um tanto ou quanto vago, não podemos esquecer que, no próprio PMBOK, uma qualidade considerada como fundamental para um bom Gerente de Projetos é justamente a habilidade de comunicação; o problema é que muito pouco do que se escreve ou produz sobre Gerência de Projetos versa sobre este assunto. Em nossa opinião, o que existe é uma certa dificuldade para se lidar de forma objetiva com estes conceitos mais sutis – afinal, o que é uma boa comunicação?

artigoProjetos gerenciados de forma intuitiva e não sistemática deparam-se com todo tipo de problemas. Os projetos bem gerenciados, desenvolvidos de acordo com as boas práticas de gerenciamento de projetos também! A diferença entre uma situação e outra está na magnitude dos problemas e das suas conseqüências. Seja como for, a falta ou deficiência de gerenciamento de comunicações é sempre identificada nas pesquisas especializadas como um dos principais causadores de fracasso.

Gerenciando RiscoO gerenciamento de riscos é um assunto do dia-a-dia dos profissionais e das organizaçoes e este ensaio apresenta de forma simples e fácil o framework MoR, demonstrando como ele aumenta a qualidade, produtividade, motivação e criatividade da organização
 
Os principais benefícios do framework são um melhor entendimento sobre como o negócio pode melhorar os controles através do gerenciamento dos riscos, além de proporcionar uma visão geral   sobre como avaliar e melhorar a capacidade, performance e riscos.
 
Convidamos aos engenheiros, administradores, economistas, gestores de negócios, executivos de finanças e de TI, professores e estudantes de economia, engenharia e administração à fazer parte do fascinante mundo do gerenciamento dos riscos e a aprender e entender a importância e funcionamento do framework MoR lendo o artigo " Como Controlar Efetivamente os Riscos".

Autor: Ricardo Mansur

Gerenciamento de Projetos no Setor de InfraestruturaA Economia Brasileira vem apresentando números consistentes. O PIB  (Produto Interno Bruto) brasileiro, que mostra o comportamento de uma economia, cresceu 9% no primeiro trimestre de 2010, ante o mesmo período do ano passado, a maior variação desde o início dessa base de comparação na série histórica, em 1996,bem acima do registrado nas principais economias mundiais.

Autor:  Luiz Carlos Carrete e Silva, PMP

artigo5Um dos pontos mais complicados para a grande maioria dos Gerentes de Projeto é lidar com as chamadas “habilidades soft”, ou seja, a parte de relacionamento humano, liderança, motivação, etc. Penso que a explicação mais razoável para esta dificuldade passa pelo perfil profissional dos GP


 

Autor: W. Mansur
Profissional de Vendas e Liderança

 

ClubeGPMétodo de gerenciamento de incertezas em projetos usando cadeia de eventos.
O método de gerenciamento de incertezas em projetos usando cadeia de eventos é uma nova metodologia para cronograma de projetos. Esta técnica é um passo adiante dos métodos CPM (Critical Path Method) e CCPM (Critical Chain Project Management). O método ECM (Event Chain Method) é uma técnica de modelagem de incertezas e de analise de rede do cronograma cujo foco é a identificação e gerência de eventos e cadeia de eventos que afetam o cronograma do projeto. A metodologia ECM ajuda a mitigar os impactos negativos de tendências psicológicas e preconceitos que podem distorcer as estimativas.

Wegand MansurNesta recente transição de séculos, vimos surgir e mais recentemente se manter crescente, a “nova onda” do empreendedorismo.
Para muitos, uma palavra de ordem estampada em campanhas publicitárias de escolas de ensino fundamental ou em cursos e livros de auto ajuda.
Para os leigos, que podem deixar-se guiar pelos modismos, o empreendedorismo pode ser visto como algo novo que deve ser experimentado, vivenciado e depois descartado, como tudo que está na moda, e que influencia de fora para dentro, geralmente de forma superficial.

Autor:Wegand Serra Mansur
Fundador e Gestor
Instituto Prosperar Brasil

ACESSO

Sugerimos utilizar um e-mail particular e incluir clubegp.com.br como domínio confiável.

Para obter acesso as áreas restritas são necessárias informar seu nome do usuário e senha.

FALE PELO WHATSAPP

Whatsapp

CONHECENDO COM


Fale Conosco

ClubeGP Relacionamento

Pesquisa